Comunicado do Nós, Cidadãos! sobre o Brexit
NÓS, CIDADÃOS! considera que o voto de 23 de Junho pela saída da União Europeia do Reino Unido compromete o futuro dessa nação e constitui um desafio para a Europa aprofundar a sua coesão interna, revendo o seu sistema financeiro no sentido de favorecer famílias e empresas e não o sistema bancário.
O NÓS, CIDADÃOS! saúda o grande povo britânico, cujas credenciais democráticas são sobejamente conhecidas, como uma vez mais mostrou no referendo de 23 de junho. No nosso programa político, defendemos expressamente um “maior recurso ao referendo, para a decisão das grandes questões nacionais”.
Face ao pronunciamento pela saída, deixamos aos povos que constituem a Grã-Bretanha a voz que só a eles lhes pertence. Advertimos, porém, que a demografia e a geografia dos votos britânicos mostram que a saída da União Europeia foi recusada pelos mais jovens e pela Escócia e Irlanda do Norte, abrindo um precedente para políticas de devolução que colocam em risco a própria existência do Reino Unido.
O resultado da saída da Grã-Bretanha impõe à União Europeia não apenas que repense os seus procedimentos como que redefina os seus objetivos. O NÓS, CIDADÃOS! vem exigir que os dirigentes europeus tenham a coragem de recomeçar a Europa das nações, como já sucedeu noutros momentos da história da construção europeia.
As malfadadas políticas de austeridade que apenas castigam as populações e não os responsáveis por um sistema financeiro perverso; e o défice democrático, a nível nacional na ligação a Bruxelas, exigem um novo impulso europeu para preservar uma paz com 70 anos, que é o maior benefício que os povos europeus já obtiveram.
Contra o erguer da cabeça de populismos de esquerda e direita, o NÓS, CIDADÃOS! promove intransigentemente uma visão da democracia que exige procedimentos de transparência e uma liderança cada vez mais focada na justiça social.
A Comissão Política Nacional do NÓS, CIDADÃOS!
Lisboa, 28 de junho de 2016
Apoiado.