O Nós, Cidadãos! (NC) é um partido político português, com origem na reflexão do Instituto da Democracia Portuguesa (IDP), fundado em 2007, e que na sequência dos protestos de 15 de Setembro de 2012, contra a taxa social única, chamou a atenção para a necessidade de afirmação da sociedade civil na vida política.

Após convocar cerca de vinte movimentos cívicos para o encontro de 13 de Janeiro de 2014, de onde saiu a declaração “O espírito de Miranda do Corvo”, o Movimento reuniu mais de 11 mil assinaturas para a sua legalização, entregues no Tribunal Constitucional a 24 de Março de 2015, com o propósito de concorrer às eleições legislativas de 2015.

A sua inscrição no registo dos partidos políticos portugueses foi aceite pelo Tribunal Constitucional a 23 de Junho de 2015.

Realizou o 1º Congresso em 25 de Julho desse ano em Oeiras, tendo eleito os seus órgãos e iniciado a criação do seu programa político “Os 4 pontos cardeais” na linha de democracia social. O presidente eleito da Comissão Política Nacional foi Mendo Henriques.

Em Agosto de 2015, o NC preparou listas para concorrer às eleições legislativas em todos os círculos eleitorais, sendo secretária nacional Célia Feijão, tendo realizado a campanha eleitoral em Setembro.

Nas eleições legislativas de 2015, em 4 de Outubro, o NC conseguiu um total de 21.439 votos, 0,40% do total. Conseguiu a proeza de se classificar em 2º lugar no círculo da Emigração fora da Europa. Pediu a impugnação das eleições nesse círculo eleitoral por alegadas irregularidades, pedido rejeitado pelo Tribunal Constitucional.

Nas eleições autárquicas de 1 de Outubro de 2017, o NC recolheu o apoio de grupos de cidadãos em várias regiões do país. Ao participar diretamente em 13 concelhos, obteve 12 495 Votos, tendo elegido 1 Presidente CM, 4 Vereadores, 15 deputados em Assembleias Municipais e 42 presidentes e vogais de Junta de Freguesia.

Nas eleições Europeias de 2019, o NC alcançou quase 35 mil votos, sendo Paulo Morais o cabeça de lista.

Nas eleições que terão lugar a 6 de Outubro de 2019, o NC está a representar a sociedade civil e os movimentos de cidadãos em 19 círculos eleitorais.

Logótipo do Nós, Cidadãos!

O NOSSO HINO

O nosso hino reflecte os valores e ideologias no partido.