Comunicado do Nós, Cidadãos! sobre a CPLP
Nós, Cidadãos defendemos, de forma assumida, um maior empenhamento de Portugal na CPLP: Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Nós, Cidadãos, pelos princípios que defendemos, não podemos deixar de repudiar algumas notícias publicadas na imprensa que dão conta das reservas por parte de alguns países relativamente ao facto de ser Portugal o próximo país a, por direito, indicar o futuro Secretário-Executivo da CPLP, agora que finda o mandato atribuído a Moçambique.
Cumprindo a regra da presidência rotativa estabelecida desde a criação da CPLP, cabe a Portugal indicar o próximo Secretário-Executivo. Nós, Cidadãos esperamos, do Governo de Portugal, que exerça esse direito, já que se trata de uma aposta estratégica anunciada por este executivo, e do recém-eleito Presidente da República, no reforço da CPLP.
Recordamos, a este respeito, algumas passagens do nosso programa político-eleitoral, que dão bem conta do que defendemos:
– Reforçar as responsabilidades da CPLP: Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e dos mecanismos conducentes ao reconhecimento do estatuto da cidadania lusófona, perfeitamente complementar, para os portugueses, com a cidadania europeia.
– Através da CPLP: Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, devem ser implementadas políticas de reforço do ensino da nossa língua, nalguns países ainda muito deficitária, bem como as trocas de produtos culturais no espaço lusófono, ainda muito condicionadas por excessivas barreiras alfandegárias.
– O desenvolvimento do ramo de Defesa no seio da CPLP deve ser promovido, procurando criar uma “Força lusófona de manutenção de Paz”, permanente, com meios de todos os países da Comunidade e capaz de intervir em zonas de crise.
Deixe um Comentário