Artigos de Opinião

Cidadania

Nos tempos que correm, em que a cidadania flui correntemente na voz dos cidadãos, achei por bem colocar um pequeno texto sobre o conceito de cidadania e a importância que assume nos dias de hoje, na vida de todos nós….

Pandemia Covid19

Haja fé!

– Há um ano, já com o coronavírus a lavrar em Portugal, só 4% da população acreditava que a crise não se resolveria até finais de 2020. Quem me conhece, sabe que fundamento muito bem a minha opinião e não…

Pandemia Covid19

Por um desconfinamento em segurança

– Há duas formas de combater a pandemia, matéria técnica sobre a qual nunca existirá consenso e que não pode depender de calendários políticos: ou ir ditando regras e abafando o contraditório; ou, como é próprio das sociedades avançadas onde…

Pandemia Covid19

A favor de um desconfinamento faseado

– Embora jubilado, mas com uma vida profissional dedicada à clínica e à investigação, logo em janeiro de 2020 levei o coronavírus “muito a sério”. Tendo começado por recolher e analisar o máximo de informação, procurei então promover o combate…

Pandemia Covid19

Anda meio mundo…

– Texto suscitado pela “comédia das máscaras” – sociais, antissociais, medicinais e outras mais, que para o caso não interessa – que ontem a “tuga” TV repôs na programação. Com tanta desgraça em curso, confrange-me pegar nisto. Mas será que…

Pandemia Covid19

As lições da pandemia

– Em janeiro de 2020, tendo encerrado uma trepidante carreira e com vários projetos em curso, eu esgotava-me na criação literária e na museologia. Até soar que uma nova e perigosa “gripe” grassava na China… Bem diz o povo que,…

Atualidade

Entrevista de Mendo Henriques ao Sapo 24

Mendo Castro Henriques: “Costa está a criar a geração do salário mínimo” [Entrevista de Isabel Tavares para o Sapo 24, publicada a 30 de Setembro de 2019] O número de salários mínimos em Portugal disparou de 300 mil para 700…