Depois ter recebido, em novembro o repto da Comissão Política do partido Nós, Cidadãos!, a pessoa do Professor Mendo Henriques, Presidente do partido Nós, Cidadãos!, para instalar a Concelhia de Vila Nova de Gaia do Nós, Cidadãos!, aceitei o desafio e candidato-me a Presidente da Concelhia.
Eu, e a minha equipa, abraçamos este desafio porque é preciso aproximar os cidadãos e as instituições de Vila Nova de Gaia nas decisões politicas, sob pena de um agravamento do divórcio entre cidadãos e o mundo da política.
A nossa candidatura é constituída por um grupo de cidadãos e apresentamos um projeto humanista e de progresso, aberto a uma ampla participação cívica. A nossa equipa reúne cidadãos de várias áreas, com vivências diferenciadas, pretendendo assim representar a diversidade do Concelho no que respeita às suas necessidades e geografias. A coragem e a determinação com que abraçamos este desafio dão voz às linhas programáticas que apresentamos para este mandato.
Maioritariamente, as pessoas que comigo se candidatam aos Orgãos Concelhios estiveram na candidatura à Assembleia de Freguesia da Madalena, candidatura essa constituída só por independentes (apoiada pelo partido Nós, Cidadãos!), liderada pelo Comandante Barros de Loureiro, em quem depositei e deposito toda a confiança como amigo e como cidadão, que será o meu 1º Vice-Presidente na lista para a Concelhia. A lista de Concelhia terá, na sua grande maioria, jovens, pois é nestes em quem muito depositamos confiança para ter uma sociedade mais justa e melhor. Para Presidente da Mesa de Assembleia de Concelhia escolhi o empresário Joaquim Salvador Oliveira Marques (Mandatário da candidatura na Madalena), não só pela sua experiência associativa, mas também pelo exemplo que é como cidadão.
Para nós é prioritário o bem comum e a dignidade da pessoa humana, fundados nos valores da liberdade, tendo como base a não discriminação por razão de idade, raça, religião e género. Propomo-nos a combater a falta de participação e de interesse da comunidade nas decisões políticas, envolvendo e ouvindo todos os cidadãos, de forma a que sejam mais ajustadas às necessidades dos cidadãos. Defendemos uma governação honesta e transparente, que se vincule à verdade, alicerçada nos princípios da ética, da democracia e da proximidade, bem como, a responsabilização civil e criminal por gestão danosa de todos os agentes e de titulares de cargos políticos eletivos, no exercício de cargos públicos.
Contamos com todos! E fica, desde já, lançado o desafio para todos aqueles que se queiram juntar a nós neste caminho. Nós, Cidadãos! estamos Unidos por Gaia e por Portugal!
Fernando Couto, 38 anos de idade, Gestor, casado e pai de 2 crianças, membro da
Assembleia de Freguesia da Madalena, é militante do Nós, Cidadãos!, desde o corrente mês, e, no mandato anterior, foi Presidente da Assembleia de Freguesia da Madalena.

As eleições para os Órgãos Concelhios decorrem no próximo sábado, na Rua Escola do Maninho, nº 363, Madalena, entre as 14:00 e as 18:00.